17/04/2018
Desaceleração não preocupa, diz dirigente de Pompeia
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, considerou como normal a desaceleração apresentada nos índices indicativos do comércio varejista em geral.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, considerou como normal a desaceleração apresentada nos índices indicativos do comércio varejista em geral. “Tínhamos uma expectativa melhor, porém, o crescimento foi abaixo do esperado”, comentou o dirigente pompeense ao observar as recentes pesquisas que apontam crescimento de apenas 1,3% registrado pelo varejo restrito nacional em fevereiro, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “Foi inesperado, mas permanece positivo”, resumiu ao mostrar normalidade.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, é preciso ter cautela e verificar os números com atenção. “O número veio abaixo das expectativas, que giravam em torno de 3%, uma vez que, os fundamentos macroeconômicos sugeriam isso e a base de comparação é fraca”, explicou o dirigente paulistano. “Essa surpresa é difícil de ser explicada, mas não deve se repetir nos meses seguintes”, avisou Alencar Burti, lembrando que o setor vem crescendo há 11 meses consecutivos segundo as aferições do IBGE.

Para o presidente da ACSP e da Facesp outro detalhe a ser verificado é que o desempenho dos ramos não é uniforme. Enquanto veículos subiram 20% e móveis e eletroeletrônicos aumentaram 3,2%, segmentos como tecidos (-5,8%), combustíveis (-7%) e livros (-5,8%) caíram. “Em linhas gerais, embora ainda irregular nos segmentos, o varejo vem se recuperando há quase um ano e deve manter essa trajetória nos próximos meses”, falou em tom de normalidade e tranquilidade. “É preciso, contudo, que o Banco Central faça novos cortes na taxa de juros, aproveitando que a inflação está abaixo do piso da meta (2,68%), para continuar a estimular esse crescimento”, opinou o dirigente que vem mantendo contato constante com a equipe econômica do Governo Federal.

Na opinião de Rinaldo José Traskini o comerciante e mais precisamente o consumidor não sentirão este pequeno crescimento. “São insignificantes na prática, ou seja, não chega a afetar o movimento, sendo algo esporádico”, acredita ao lembrar que: se os próximos meses começarem a serem abaixo da expectativa, também, ai sim o comércio varejista passa a sentir o problema. “Do contrário será apenas uma sinalização de que a atenção deve continuar redobrada”, comentou o dirigente interiorano que acompanha os movimentos da economia através das pesquisas desenvolvidas tanto pela ACSP como pela Facesp. “O comércio paulistano dita a regra, ou seja, o que acontece lá reflete aqui”, disse ao mostrar-se preocupado, apesar das características comerciais serem bem diferentes entre a capital e o interior. “A grosso modo é igual, mas a reação é lenta”, comparou.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Site: www.eficaz.jor.br 
Mais Notícias
18/03/2025
CMEC
Roda de Conversa >
25/02/2025
HORÁRIO ESPECIAL
Comércio de Pompeia não funciona na terça-feira de Carnaval >
21/02/2025
SEBRAE AQUI
Associação Comercial apresenta resultados para a sociedade >
14/02/2025
MULHER EMPREENDEDORA
Cmec da ACE de Pompeia volta às atividades sob nova direção >
31/01/2025
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Associação Comercial indica integrantes para conselho municipal >
29/01/2025
EMPREENDEDORISMO
Pompeia recebe “Sebrae Móvel” na sede da Associação Comercial >
11/01/2025
SORTEIO DE VALES-COMPRA
13 consumidores de Herculândia são sorteados pela Associação Comercial >
09/01/2025
PARCERIA INSTITUCIONAL
Associação Comercial mantém união com Fundação Nishimura >
06/01/2025
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Associação Comercial entrega manifesto para Prefeito de Pompeia >
06/01/2025
PARCERIA RENOVADA
Associação Comercial e Prefeitura reforçam alinhamento de ações >
04/01/2025
NATAL PREMIADO 50 ANOS
Associação Comercial apresenta 34 consumidores contemplados >
16/12/2024
ISO9001:2015
Há 14 anos Associação Comercial mantém normatização de gestão >
10/12/2024
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Associação Comercial decide abertura de lojas em 2025 >
09/12/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
“Empresas Destaques” recebem troféus do InovAce de Pompeia >
04/12/2024
HORÁRIO DO COMÉRCIO
Associação Comercial discute calendário de funcionamento >
28/11/2024
"BLACK FRIDAY"
Associação Comercial promove atrações no comércio de Pompeia >
Copyright © Ace Pompeia | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade.
Whats