03/03/2020
Dirigentes de Bastos visitam associação de Pompeia
Visita realizada em Pompeia entre dirigentes de Bastos, fortaleceu o intercâmbio de gestão entre as duas entidades
Parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recepcionou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Bastos, José Claudio Caldeira, a gerente administrativa bastense, Alessandra de Oliveira Segura Pereira, bem com a responsável pela Certificação Digital, Mayara Portugal Costa, que estiveram conhecendo as instalações e serviços desenvolvidos pela associação comercial pompeiana. “É uma satisfação muito grande poder receber dirigentes de outras cidades, interessados em conhecer o trabalho que desenvolvemos por aqui”, disse satisfeito, Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia ao trocar experiências com o pessoal de Bastos. “Se nos procuram é porque o nosso trabalho está sendo observado em outras cidades”, concluiu o dirigente pompeiano que já recepcionou pessoal de Marília, Garça, Osvaldo Cruz e Tupã.
De acordo com Rinaldo José Traskini, a cidade de Pompeia chama a atenção de outros dirigentes de associações comerciais em virtude do trabalho que é realizado em Pompeia em diversas frentes, de forma ordeira e eficaz, apesar de ser normatizada com a ISO9001:2015. “Somos uma associação comercial de pequeno porte, mas o nosso trabalho é comparado com associações comerciais de cidades bem maiores do que Pompeia”, disse o dirigente que no ano passado foi premiado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) entre as três melhores do estado. “O Sebrae também nos premiou, o que ratifica o bom trabalho que é desenvolvido em Pompeia”, falou orgulhoso o presidente que inicia o segundo mandato frente a diretoria da entidade.
O Cadastro Positivo que está sendo desenvolvido pelas associações comerciais paulistas foi um dos temas do encontro, bem como serviços em atividade em comum, como são os casos da Certificação Digital e dos programas: ACCrédito e ACCelular, que são serviços desenvolvidos pela Facesp. “Sem contar os serviços junto a BV Serviços que é nossa grande parceira em comum”, lembrou Rinaldo José Traskini que conversou longamente com José Claudio Caldeira que também está no segundo mandato. “A parceria com o Sebrae, com o programa “Sebrae Aqui”, também é realizado pelas duas entidades o ano todo”, lembrou o visitante que vem realizando um excelente trabalho neste sentido, da mesma forma que Pompeia. “O Sebrae e quase uma extensão da associação comercial”, brincou José Claudio Caldeira.
Outro assunto em comum conversado entre os dirigentes de Bastos e Pompeia, foi quanto a formalização do Conselho da Mulher Empreendedora. Os dois conselhos foram criados quase que na mesma época e hoje desenvolvem ações importantes entre o empresariado local. "Não tenho dúvidas de que se trata de um segmento próspero e que tem muito a fazer em Pompeia”, defendeu Rinaldo José Traskini ao ouvir algo parecido dos visitantes. “As mulheres estão dando um dinamismo importante para a entidade e para a classe empreendedora”, acrescentou José Claudio Caldeira que tem acompanhado a performance dos conselhos recém criados na região e observado profunda atuação nas cidades de Garça, Marília, Pompeia e Bastos.
O quadro associativo é outro tema em comum conversado entre as diretorias. A preocupação é a mesma quanto a crescimento e a importância de se ampliar os serviços oferecidos e a intensificação da representação em causas de âmbito estadual e federal. “Uma associação comercial atua em diversas frentes”, defendeu Rinaldo José Traskini ao lembrar da proteção ao comerciante diante da inadimplência, da promoção do varejo local e principalmente da política de classe. “Esse tripé: proteção, promoção e política, são detalhes que norteiam uma associação comercial”, falou José Claudio Caldeira com experiência de muitos anos junto a diretoria da associação comercial. “Não podemos misturar as estações e nem perder o limite de nossas ações”, acrescentou ao agradecer a recepção oferecida.