10/11/2020
Associação Comercial desmente boatos sobre pedágio e pandemia
Rinaldo José Traskini e Valdenice Valderramas, ambos da associação comercial, desmentem boatos na cidade

Visando tranquilizar comerciantes, comerciários e consumidores, a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia está enfatizando de que são boatos os comentários sobre o fechamento do comércio nesta época do Natal, bem como aumento de preços por causa da instalação da Praça de Pedágio na SP 294. “Não tem fundamento, nem lógica, mas está causando incertezas”, disse o presidente da associação comercial local, Rinaldo José Traskini, ao lamentar a situação e criticar os especuladores que não estão colaborando em nada com a cidade. “Esse tipo de comportamento só pode ser de pessoal que é contra Pompeia”, falou ao afirmar categoricamente de que o comércio não estará fechado neste final do ano, e nem haverá aumento abusivo de preços por causa do pedágio a ser instalado.
De acordo com a gerente administrativa da associação comercial pompeiana, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, são muitos os telefonemas de pessoas perguntando sobre estas duas situações, prejudicando o trabalho da entidade que está preparando a campanha promocional para o final do ano, visando o estímulo as vendas de Natal. “É muito ruim esse tipo de situação, pois, deixamos de nos dedicar em ações produtivas para ficar desmentindo questões infundadas e que não passam de boataria”, disse em tom de revolta e por desconhecer os propósitos deste tipo de incerteza. “A população está vulnerável e sensível, em virtude da quarentena e por causa das eleições municipais”, comentou a dirigente que também desmentiu qualquer tipo de inalação a essas duas situações.
Segundo o presidente da associação comercial a instalação da Praça de Pedágio na SP 294 entre Marília-Pompeia, em nada fará com que os preços dos produtos da cidade sejam elevados por esta razão. “Podem ser majorados por questões políticas e de economia, mas não por culpa do pedágio”, acredita o dirigente ao entender que, alguns serviços de logísticas serão acrescidos de forma naturalmente, mas não especificamente de produtos e serviços em geral. “O que faz o preço elevar é o custo de vida, em que o pedágio causará um impacto sim, mas não de forma assustadora”, explicou ao lamentar a construção da praça de pedágio neste trecho, apesar das justificativas. “Teremos que nos adaptar e certamente um ou outro serviço sofrerá com o pedágio, mas não de forma generalizada como estão dizendo”, opinou com conhecimento, por frequentar a rodovia diariamente, mais de uma vez. “Qualquer abuso deve ser denunciado e a Justiça tratar da questão”, falou.
Sobre o fechamento do comércio Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas deixou claro que a decisão é do Governo do Estado de São Paulo, que através do Plano São Paulo de combate a Covid-19, é quem determina a abertura ou fechamento do comércio, através de dados estatísticos da área da saúde de âmbito regional. “Segunda-feira, dia 16, o Governo Paulista fará o pronunciamento sobre os próximos 30 dias, e pelo noticiário não existem argumentos para fechamento”, disse em tom de dúvida. “Será uma surpresa muito grande se houver qualquer rebaixamento da classificação de nossa região”, frisou ao mostrar que não se trata de apenas o comportamento de Pompeia e sim de 62 municípios que compõem a região administrativa da Saúde Estadual. “A torcida é para que se mantenha onde estamos, ou avencemos para a fase verde”, disse esperançosa.
