13/08/2021
Prazo para regularização acaba dia 31, diz associação comercial
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial de Pompeia, faz alerta sobre o prazo com a Receita
A gerente administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, está alertando os microempreendedores individuais (MEI) que estão devendo impostos, que devem regularizar as dívidas até o final deste mês, quando termina o prazo, dia 31 de Agosto. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento. “É de fundamental importância que as providencias devem ser tomadas para se evitar transtornos”, disse a dirigente de Pompeia ao fazer o alerta e pedir para que se tomem providências junto a Receita Federal. “A situação já não está fácil, e ainda perder o prazo e ter complicações, fica mais difícil ainda”, falou.
 
A Receita Federal destaca que tanto a emissão do DAS para pagamento quanto a realização do parcelamento podem ser efetuadas diretamente no Portal do Simples Nacional. “O DAS também pode ser emitido pelo aplicativo MEI, disponível para celulares Android ou iOS”, falou a gerente administrativa da associação comercial de Pompeia, ao lembrar que a partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. “Essa dívida será cobrada na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei o que não é nada agradável nesta época”, disse.
 
Com a inscrição em dívida ativa, o MEI deixa de ser segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado; é excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios; tem dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos. “É melhor tomar a iniciativa, e se for o caso, propor o parcelamento, ao invés de ser cobrado”, sugeriu a dirigente pompeia, ao encaminhar alerta aos comerciantes
associados. “Muita gente não presta atenção nos prazos, e depois que vier a cobrança fica mais difícil resolver a situação ou propor o parcelamento”, avisou.
 
Segundo Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas se o microempreendedor não regularizar a situação, o registro da dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos. A dívida relativa a Imposto Sobre Serviços (ISS) e/ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) será transferida ao município ou ao estado, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa municipal e/ou estadual, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada ente da federação.
 
Quem quiser se informar a respeito pode observar os débitos em cobrança consultando o PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Essa opção também permite a geração do DAS para pagamento. A Receita lembra que após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser feito em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União), enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do município ou estado responsável pelo tributo. “O ideal é o MEI procurar o contador e fazer o levantamento e fazer a regularização”, opinou ao imaginar que alguns microempreendedores encontram dificuldades em ligar com a eletrônica.

Mais Notícias
18/03/2025
CMEC
Roda de Conversa >
25/02/2025
HORÁRIO ESPECIAL
Comércio de Pompeia não funciona na terça-feira de Carnaval >
21/02/2025
SEBRAE AQUI
Associação Comercial apresenta resultados para a sociedade >
14/02/2025
MULHER EMPREENDEDORA
Cmec da ACE de Pompeia volta às atividades sob nova direção >
31/01/2025
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Associação Comercial indica integrantes para conselho municipal >
29/01/2025
EMPREENDEDORISMO
Pompeia recebe “Sebrae Móvel” na sede da Associação Comercial >
11/01/2025
SORTEIO DE VALES-COMPRA
13 consumidores de Herculândia são sorteados pela Associação Comercial >
09/01/2025
PARCERIA INSTITUCIONAL
Associação Comercial mantém união com Fundação Nishimura >
06/01/2025
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Associação Comercial entrega manifesto para Prefeito de Pompeia >
06/01/2025
PARCERIA RENOVADA
Associação Comercial e Prefeitura reforçam alinhamento de ações >
04/01/2025
NATAL PREMIADO 50 ANOS
Associação Comercial apresenta 34 consumidores contemplados >
16/12/2024
ISO9001:2015
Há 14 anos Associação Comercial mantém normatização de gestão >
10/12/2024
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Associação Comercial decide abertura de lojas em 2025 >
09/12/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
“Empresas Destaques” recebem troféus do InovAce de Pompeia >
04/12/2024
HORÁRIO DO COMÉRCIO
Associação Comercial discute calendário de funcionamento >
28/11/2024
"BLACK FRIDAY"
Associação Comercial promove atrações no comércio de Pompeia >
28/11/2024
OUTUBRO ROSA
Cmec de Pompeia doa R$ 15 mil para a ACC de Marília >
Copyright © Ace Pompeia | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade.
Whats