13/04/2023
Associação Comercial faz alerta sobre comportamento no varejo
Marineves Souza, presidente da associação comercial de Pompeia, preocupada com o aumento dos escândalos de assédio
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, está alertando o empresariado em geral para os devidos cuidados necessários para que comerciantes, comerciários e consumidores tomem muito cuidado com o assédio no local de trabalho, depois dos destaques que a mídia em geral vem promovendo, principalmente com os acontecimentos na Petrobrás, que serve de exemplo para se evitar qualquer transtorno neste sentido. “Que sirva de exemplo tudo que aconteceu ali, e que passemos a prestar mais atenção nos comportamentos dentro da empresa”, disse a dirigente em tom de preocupação, ao lembrar que é caracterizado assédio qualquer forma de violência que tem como objetivo desestabilizar emocional e profissionalmente o indivíduo e pode ocorrer por meio de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) e indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social).

Segundo Marineves da Silva Barros Souza existem quatro tipos de assédio mais comuns. São eles: o assédio moral, o assédio sexual, o chamado “stalking” e o bem conhecido “bullying”. “O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho”, definiu a presidente da associação comercial, ao tomar conhecimento sobre o assunto, que vem chamando a atenção da sociedade em geral, diante de denúncias, reportagens e escândalos de grandes proporções. “O mais comum é o assédio moral, que engloba práticas antiéticas e desumanas de abuso de poder”, apontou.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia aponta a Lei 14.540, de 3 de abril de 2023, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e a violência sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Marineves da Silva Barros Souza lembra o artigo 186 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que define assédio como sendo aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direto e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. “É preciso tomar muito cuidado, pois, existem leis para tudo isso e um descuido de comportamento qualquer pessoa pode se envolver num caso na justiça com muitas dores de cabeça”, alertou ao incluir o constrangimento como algo muito amplo e discutível. “De acordo com o Código Penal, o crime de constrangimento consiste no ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, sem o devido esclarecimento da lei”, destacou.

Importunação, Coação, Intimidação, Constrangimento, Assédio, entre outras palavras que estão ganhando força a cada dia diante das mudanças de comportamento seja na empresa ou em qualquer outro local. “O respeito, mesmo que de forma exagerada, continua sendo o melhor caminho para uma boa convivência”, ensinou. “Sempre procurando se colocar no lugar do outro e tratar a todos com educação e muito respeito, são formas de evitar qualquer tipo de situação mal entendida”, falou a dirigente que vem se informando a respeito em razão dos inúmeros casos que estão sendo destacados na sociedade em geral. “Dependendo da história uma empresa pode fechar as portas com uma situação desta”, alertou ao pedir aos empresários em geral que criem programas de esclarecimento nas empresas, e conscientização de empregadores e empregados.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao
Mais Notícias
13/05/2025
Café com o Prefeito e Comerciantes
Café com o Prefeito reúne comerciantes em momento de networking e apresentação das ações do quadrimestre da ACE >
31/03/2025
Camâra Municipal de Pompeia realiza o Prêmio Mulher Destaque 2025 >
18/03/2025
CMEC
Roda de Conversa >
25/02/2025
HORÁRIO ESPECIAL
Comércio de Pompeia não funciona na terça-feira de Carnaval >
21/02/2025
SEBRAE AQUI
Associação Comercial apresenta resultados para a sociedade >
14/02/2025
MULHER EMPREENDEDORA
Cmec da ACE de Pompeia volta às atividades sob nova direção >
31/01/2025
PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Associação Comercial indica integrantes para conselho municipal >
29/01/2025
EMPREENDEDORISMO
Pompeia recebe “Sebrae Móvel” na sede da Associação Comercial >
Copyright © Ace Pompeia | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade.
Whats