Evento realizado em Pompeia pelo Cmec da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia atraiu dezenas de homens
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia considerou como importante e oportuna a realização do encontro que atraiu dezenas de homens nas dependências do Instituto de Desenvolvimento Familiar (IDF) Chieko Nishimura, no último dia 23, quando orientações preventivas sobre o câncer de próstata foi o tema principal, dentro das atividades realizadas pela associação comercial, através do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec). “Muitos homens estiveram presentes e receberam uma carga de orientação muito específica sobre como se prevenir desta doença”, disse a presidente da entidade empreendedora, Marineves da Silva Barros Souza ao elogiar a performance das mulheres do conselho que organizaram o encontro, que foi bastante elogiado pelos participantes.
De acordo com a gerente administrativa da associação comercial, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, o Cmec de Pompeia cuidou de todos os detalhes, da programação até a ornamentação do local. “Foi o segundo evento grandioso seguido que o conselho organiza, sendo que, em outubro fizemos um evento fantástico voltado para as mulheres”, recordou a dirigente ao parabenizar as conselheiras pela dedicação e cuidado que tiveram na realização deste encontro que trouxe o Dr. André Alvarez Guzzardi, Allan Bezerra Oliva, José Tonon Júnior e Marcelo Rufino, para as exposições e debates específicos sobre as atitudes preventivas. “Houve uma interação muito grande entre os participantes em que todos puderam aproveitar tudo que foi mostrado e falado”, comentou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas que já tem na programação das atividades da associação comercial, eventos em outubro e novembro voltados ao câncer de mama e o câncer de próstata. “O nosso Cmec tem uma importância muito grande nestas ações, diante da experiência adquirida nos últimos anos”, disse ao contar sempre com o conselho para estas atividades.
A coordenadora do Cmec de Pompeia, Giuciane Carine Sampaio Figueiredo, também considerou o evento grandioso e importante em todos os sentidos. “Nosso conselho tem realizado bons eventos, afinal, os temas são oportunos e as pessoas querem saber e conhecer detalhes para evitar esse tipo de doença”, falou ao comentar sobre os eventos realizados para mulheres e homens de forma específica. “Não são eventos exclusivos, e toda a família acaba participando”, falou ao verificar nos dois encontros realizados as presenças de inúmeros casais. “Isso para nós é importante, também, afinal demonstra união, carinho e preocupação com o outro”, falou ao agradecer a grande quantidade de participantes.
Por diversas vezes os especialistas convidados disseram que os primeiros sinais de câncer de próstata, ainda na fase inicial, pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Foi falado, também, que nos homens acima de 55 anos, os níveis de PSA devem estar abaixo dos 4 ng/ml (nanogramas por mililitro). Mas, se estiver entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, há 1 chance em 4 de diagnóstico de câncer de próstata. Acima de 10 ng/ml, as chances de se diagnosticar câncer vão subindo à medida que aumentam os níveis de PSA. As causas do câncer de próstata estão relacionadas com fatores genéticos, excesso de gordura corporal e o avanço da idade. Há também fatores ambientais que podem auxiliar no aparecimento da doença, como fumo e exposição a produtos químicos.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial