03/10/2018
Pompeia se prepara para as vendas no último trimestre
Alencar Burti, presidente da ACSP e Facesp, mostra preocupação com os dias úteis para o comércio
As lojas do comércio da cidade de Pompeia estão se preparando, através da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, para as vendas no último trimestre do ano, considerado como o mais forte período para o comércio varejista por envolver o Natal no mês de Dezembro, e ainda as promoções em Novembro e Outubro em que os apelos comerciais são fortes. “Sem data comercial para impulsionar o consumo, o movimento do comércio da capital paulista caiu em média 0,9% em setembro, frente ao mesmo período de 2017, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo”, disse o presidente da associação comercial pompeense, Rinaldo José Traskini, ao mostrar a importância do último trimestre do ano e ler o levantamento realizado no maior e mais importante centro comercial do País.

De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, é preciso criar e procurar atrair os consumidores para as lojas em todos os meses do ano. “Tradicionalmente setembro é um mês fraco para o varejo, pois não conta com data comemorativa”, reforçou o dirigente paulista que também é o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Além disso, neste ano o mês teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, o que também prejudica o desempenho das lojas”, comenta o dirigente paulistano em tom de justificativa. 

Segundo a pesquisa desenvolvida pela ACSP o sistema à vista ― que abrange roupas, calçados, acessórios ― recuou 3% em setembro na comparação anual, em função da temperatura irregular. “Além disso, o consumidor não está propenso a renovar o guarda-roupa porque o orçamento está sendo comprimido pela alta dos preços de tarifas públicas (luz, transporte, gasolina)”, avalia Alencar Burti. “Sem contar a insegurança com o emprego e a renda familiar”, acrescentou Rinaldo José Traskini. Já o sistema a prazo cresceu 1,3%, “ainda beneficiado pela redução dos juros, uma vez que em setembro de 2017 a Selic estava praticamente três pontos acima do que está agora”, diz Alencar Burti que é apoiado pelo presidente da ACE de Pompeia. O sistema a crédito inclui móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. 

Na comparação com agosto, o efeito-calendário foi aspecto preponderante para as diminuições de 16,7% e de 1,6% nas vendas à vista e a prazo, respetivamente, resultando em queda média de 9,8%. Em setembro houve 24 dias úteis para as lojas paulistanas operarem e em agosto foram 27. “Essa diferença de três dias foi um fator negativo a mais, visto que o recuo já era esperado, pois em agosto o comércio contou com o Dia dos Pais, fortemente apoiado nos presentes pessoais”, explicou Alencar Burti ao mostrar a importância do funcionamento do comércio de maneira constante. “Contudo, a queda no sistema a prazo surpreendeu e pode ter refletido o baixo patamar da confiança do consumidor, que, inseguro diante de um cenário de incertezas na economia e na política, posterga compras de maior valor”, opinou o dirigente paulistano, que também acredita que a capital paulista dita as tendências do comércio varejista no Brasil. 

No período acumulado (janeiro-setembro/2018), as vendas à vista caíram 1,8% no contraste anual, possivelmente impactadas pelo orçamento mais apertado das famílias diante da inflação de serviços públicos. “Assim, não sobram recursos para aquisição de roupas e calçados”, ressaltou Rinaldo José Traskini. O sistema a prazo subiu 6,5%, beneficiado pela base fraca e pelo impulso dado pelas reduções dos juros e pelo alongamento dos prazos. A média dos dois sistemas foi de alta de 2,4%. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Mais Notícias
16/04/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
Lançamento do “Inovace” atrai dezenas de empreendedores >
15/04/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
“Inovace” é lançado pela Associação Comercial de Pompeia >
10/04/2024
ANIVERSÁRIO – 50 ANOS
Associação Comercial recebe convidados e recorda conquistas >
25/03/2024
PRÊMIO MULHER DESTAQUE
Presidente da Associação Comercial recebe homenagem na Câmara >
11/03/2024
VAREJO EM POMPEIA
Dia do Consumidor e Páscoa os destaques de março, segundo ACE >
23/02/2024
Assembleia Geral Extraordinária
Tina Escorce participa de reunião entre comerciantes na ACE >
15/02/2024
SEBRAE AQUI POMPEIA
Reunião apresenta resultados dos atendimento em 2023 >
06/02/2024
Programa de Estágio INTAL
A ACE levando informação aos jovens sobre o Programa de estágio INTA >
29/01/2024
Calendário 2024
Nosso Calendário Anual 2024 já está disponível na ACE >
08/01/2024
*NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR de Herculândia*
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, tem a honra de anunciar os *felizes ganhadores* do Sorteio *NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR de Herculândia* que movimentou a campanha com o clima festivo. 🫱🏼‍&# >
02/01/2024
Associação Comercial divulga os 34 contemplados em sorteio
O sorteio aconteceu na sede da associação comercial de Pompeia com transmissão ao vivo pelo Facebook >
02/01/2024
*NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR*QUINTANA
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, tem a honra de anunciar o nome da ganhadora do Sorteio *NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR* que movimentou nossa campanha com o clima festivo no municipio de Quintana. >
15/12/2023
Associação Comercial define funcionamento em Pompeia
Reunião entre os comerciantes de Pompeia decide calendário de 2024 de funcionamento do comércio de Pompeia >
11/12/2023
Associação Comercial quer definir calendário do comércio em Pompeia
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial de Pompeia, precisa do calendários para as promoções >
07/12/2023
Papai Noel no comercio de Pompéia
A partir do dia 08/12 teremos muitas atrações no comercio de Pompéia >
06/12/2023
Sorteio de vales compras no comercio de Pompéia
Contagem Regressiva para o tão esperado sorteio do comercio de Pompéia, faça suas compras e garanta seu cupom >
04/12/2023
TREINAMENTO EQUIPE ACE
Ele abordou sobre: valorização, como ter propósito, como trabalhar as crenças para sermos melhores todos os dias‼️ >
04/12/2023
Comércio de Pompeia preparado para as vendas do fim do ano
Lojas abertas à noite a partir do dia 08 em Pompeia, com brinquedos no centro comercial da cidade >
01/12/2023
Encontro em Pompeia atrai dezenas de homens no IDF
Evento realizado em Pompeia pelo Cmec da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia atraiu dezenas de homens >
Copyright © Ace Pompeia | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade.
Whats