08/01/2021
Mudanças no horário prejudicam o comércio
Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, critica incerteza de funcionamento do comércio
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, criticou as alterações constantes do funcionamento do comércio varejista, por parte do Governo Estadual, argumentando que isso prejudica sensivelmente o desempenho das vendas. “No final do ano passado isso causou uma uma variação negativa de 6,3% em relação ao mesmo período de 2019”, disse o dirigente. “Os maiores prejudicados com as vendas de dezembro foram os donos de lojas de rua e de shopping”, afirmou o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, que analisou recente pesquisa neste sentido pela entidade paulistana. “No comparativo com Novembro houve uma elevação média de 18,4% de vendas”, completou Rinaldo José Traskini, sobre as compras para o Natal, em tom de preocupação com as vendas em Janeiro.

De acordo com o dirigente paulistano os números referem-se apenas a vendas físicas. “As vendas do comércio “on-line”, que já estavam crescendo antes da pandemia, estão em franca aceleração ainda mais em épocas favoráveis a compras por conta do distanciamento social”, disse o economista da associação comercial paulistana. “Os dois dias que o comércio perdeu porque teve de fechar as portas para atender a determinação do Governo do Estado, que incluiu temporariamente as cidades paulistas na fase vermelha do plano de flexibilização econômica, foram decisivos para isso”, disse Marcel Solimeo. “As lojas ficaram sem funcionar em dias importantes para o varejo, que é o momento em que as pessoas trocam os presentes e aproveitam para comprar algo mais”, complementou, apontando que a medida ainda causou insegurança ao consumidor por perder a noção de quando ele encontraria as lojas novamente abertas.

Esta mesma insegurança é apontada pelo dirigente pompeiano quanto ao novo período de funcionamento do comércio na região de Pompeia, das 10 as 18 horas, conforme o Plano São Paulo de combate ao Covid-19, anunciado pelo Palácio dos Bandeirantes, para o mês de Janeiro. “Isso quer dizer que o período de funcionamento das lojas em Pompeia passam de 10 para 8 horas”, frisou Rinaldo José Traskini ao tomar conhecimento do rebaixamento da região da fase amarela para laranja. “Diante dos últimos acontecimentos era de se esperar o rebaixamento, que aumenta a incerteza do consumidor sobre quando as lojas estarão abertas”, reclamou o dirigente de Pompeia que acredita na intensificação dos protocolos de proteção para voltar a fase amarela. “Precisamos continuar usando as máscaras, tendo o distanciamento e fazendo a higienização pessoal constantemente”, falou.

A recuperação econômica do varejo estava ocorrendo de forma gradativa desde o ápice da desaceleração das vendas, ocorrido em junho, quando as medidas de flexibilização começaram a valer para o comércio. Desde então, as perdas foram se diluindo com retrações de 54,9%, 47,7%, 33,6%, 14,6%, 9,2% e 5% (junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, respectivamente). Agora, a queda que era de 5% em novembro, indicando um possível crescimento para dezembro, fechou em índice negativo de 6,3%. “Janeiro não é um mês de forte apelo comercial e ainda tem essa pandemia para confundir o funcionamento das lojas”, lamentou o presidente da associação comercial que pelo menos considerou a mudança de avaliação mais assertiva. “É preciso mais rigor, inclusive na fiscalização nas aglomerações”, defendeu ao enxergar para 2021 um cenário melhor para o varejo com a chegada da vacina. “Ai esse negócio de abre e fecha termina”, acredita.
Mais Notícias
16/04/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
Lançamento do “Inovace” atrai dezenas de empreendedores >
15/04/2024
AMBIENTE DE INOVAÇÃO
“Inovace” é lançado pela Associação Comercial de Pompeia >
10/04/2024
ANIVERSÁRIO – 50 ANOS
Associação Comercial recebe convidados e recorda conquistas >
25/03/2024
PRÊMIO MULHER DESTAQUE
Presidente da Associação Comercial recebe homenagem na Câmara >
11/03/2024
VAREJO EM POMPEIA
Dia do Consumidor e Páscoa os destaques de março, segundo ACE >
23/02/2024
Assembleia Geral Extraordinária
Tina Escorce participa de reunião entre comerciantes na ACE >
15/02/2024
SEBRAE AQUI POMPEIA
Reunião apresenta resultados dos atendimento em 2023 >
06/02/2024
Programa de Estágio INTAL
A ACE levando informação aos jovens sobre o Programa de estágio INTA >
29/01/2024
Calendário 2024
Nosso Calendário Anual 2024 já está disponível na ACE >
08/01/2024
*NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR de Herculândia*
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, tem a honra de anunciar os *felizes ganhadores* do Sorteio *NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR de Herculândia* que movimentou a campanha com o clima festivo. 🫱🏼‍&# >
02/01/2024
Associação Comercial divulga os 34 contemplados em sorteio
O sorteio aconteceu na sede da associação comercial de Pompeia com transmissão ao vivo pelo Facebook >
02/01/2024
*NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR*QUINTANA
A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, tem a honra de anunciar o nome da ganhadora do Sorteio *NATAL FELIZ DO CONSUMIDOR* que movimentou nossa campanha com o clima festivo no municipio de Quintana. >
15/12/2023
Associação Comercial define funcionamento em Pompeia
Reunião entre os comerciantes de Pompeia decide calendário de 2024 de funcionamento do comércio de Pompeia >
11/12/2023
Associação Comercial quer definir calendário do comércio em Pompeia
Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, da associação comercial de Pompeia, precisa do calendários para as promoções >
07/12/2023
Papai Noel no comercio de Pompéia
A partir do dia 08/12 teremos muitas atrações no comercio de Pompéia >
06/12/2023
Sorteio de vales compras no comercio de Pompéia
Contagem Regressiva para o tão esperado sorteio do comercio de Pompéia, faça suas compras e garanta seu cupom >
04/12/2023
TREINAMENTO EQUIPE ACE
Ele abordou sobre: valorização, como ter propósito, como trabalhar as crenças para sermos melhores todos os dias‼️ >
04/12/2023
Comércio de Pompeia preparado para as vendas do fim do ano
Lojas abertas à noite a partir do dia 08 em Pompeia, com brinquedos no centro comercial da cidade >
01/12/2023
Encontro em Pompeia atrai dezenas de homens no IDF
Evento realizado em Pompeia pelo Cmec da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia atraiu dezenas de homens >
Copyright © Ace Pompeia | Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade.
Whats